O presidente Barack Obama, candidato à reeleição, venceu em oito Estados e mais a capital, Washington D.C., segundo as primeiras projeções das eleições presidenciais dos Estados Unidos, realizadas nesta terça-feira (6). Segundo as projeções, divulgadas pela agência Associated Press, Obama ganhou em Vermont, Connecticut, Delaware, Maine, Maryland, Illinois, Massachussetts e Rhode Island.
O democrata reúne 64 votos no Colégio Eleitoral, contra 141 de Mitt Romney. O candidato republicano, por sua vez, venceu em Arkansas, Wyoming, Nebraskas, Kansas, Louisiana, Dakota do Sul, Dakota do Norte, Texas, Alabama, Georgia, Carolina do Sul, Kentucky, Indiana, Virgínia Ocidental, Oklahoma e Tennessee. Todos estes Estados são redutos republicanos, ou seja, a vitória de Romney já era esperada neles.
As urnas já fecharam também em Virginia e Ohio, mas os resultados ainda não foram divulgados. Os dois são Estados-chaves – aqueles que não são historicamente ligados a nenhum partido e podem pender para qualquer lado em uma eleição. As campanhas presidenciais foram focadas nestes Estados.
Segundo o jornal “The New York Times”, Obama vence Romnney na Flórida, outro Estado-chave, por uma margem de 0,5%.
A agência Reuters informou que dois terços dos eleitores que estão votando pela primeira vez neste pleito apoia Obama.
Em razão do tamanho do território americano, o horário de fechamento dos centros de votação se estenderá até as 02h00 de Brasília nos Estados mais a oeste do continente.
Cerca de 200 milhões de americanos foram convocados a comparecer às urnas nesta terça-feira, 7 de novembro, para escolher o próximo ocupante da Casa Branca entre o atual presidente e seu adversário republicano. As pesquisas prometem um resultado muito apertado, mesmo que os cálculos eleitorais pareçam ser favoráveis a Barack Obama.
Eleição indireta
A eleição presidencial nos Estados Unidos não é determinada pelo total de votos populares, mas pelo Colégio Eleitoral. Cada um dos 50 Estados e Washington, D.C., a capital, recebe um número determinado de “votos eleitorais” baseados, grosso modo, na população. A Califórnia tem a maior parte dos votos eleitorais, 55.
Então, os cidadão votam em representantes, escolhidos normalmente pelas convenções partidárias estaduais ou por voto do comitê central do partido, que votam em nome da população do Estado. Com exceção de dois Estados, todos adotam o sistema de o vencedor com mais votos leva todos os votos do Colégio Eleitoral, independentemente da margem.
Na disputa presidencial, o primeiro candidato a acumular 270 dos 538 votos eleitorais vence (maioria simples). Se empatar, a Câmara vota e escolhe o vencedor entre os que tiveram mais votos. Se os vices empatarem, quem escolhe é o Senado.
Obama já possui 201 delegados contra 191 de Romney, de acordo com o Real Clear Politics. Os indecisos somam 146 - um quadro que pode mudar a qualquer momento a eleição. (Fonte: UOL)
Leia também:
Sandy causa prejuízo de US$ 200 milhões por dia a NY
Veja Mais noticias sobre Internacional